Home

H MATIGNON E a NATIONALE

MISSÃO FRANÇA

HOTEL MATIGNON ET ASSEMBLÉE NATIONATLE

Todo ano durante o mês de setembro, em um final de semana, acontece a Journées Européennes du Patrimoine. Nesse final de semana  de setembro todos os patrimônios históricos  são abertos gratuitamente para visitação, inclusive locais normalmente fechados para o público. Museus, bibliotecas, palácios vários, inclusive, o palácio presidencial ficam disponíveis para visitas e é uma excelente oportunidade para conhecer mais da história e nuances de Paris.

Era, portanto imperdível!!! Combinamos de sair junto com duas amigas da UFMG – Gláucia e  Dani – que estavam aqui em Paris na época e foi maravilhoso apesar das filas estarem imensas!

Como não dava para ver TUDO! Optamos por locais normalmente fechados para o público. Fomos a vários lugares e em dois deles fui impulsionada para o “Dança na Mochila” e assim levantei altares no Hôtel Matignon , residência oficial do Primeiro Ministro de Paris e na Assemblée Nationale.      

                       IMG_4470 

O Hôtel Matignon, construído pelo arquiteto Jean Courtonne a partir de 1722, foi ocupado por inúmeros proprietários antes de ser um dos símbolos da República francesa. O Palácio tem além do prédio majestoso e ricamente mobiliado tem um grande jardim particular lugar onde eu levantei o primeiro altar naquele sábado.

O segundo altar foi levantadona Assemblée Nationale. Também conhecida como palácio de Borbón, acolhe as sessões parlamentares. Este edifício foi construído desde 1722 até 1728 em terrenos da duquesa de Borbón (filha de Luís XIV), ao estilo italiano.

Depois da morte desta, Luís XV tomou posse da construção e cedeu ao príncipe de Condé, quem o melhorou desde 1764 até à revolução. Confiscado em 1791 o palácio deixou de pertencer aos Bourbon e foi declarado bem nacional.

No processo histórico Napoleão construiu a fachada norte segundo os planos do arquiteto  Bernard Poyet. Estas alterações criaram doze colunas a exemplo de um templo grego. A partir de 1879 o Palais Bourbon, depois de sofrer modificações interiores com a construção de diferentes câmaras de deputados passou a ser a sede da Assembléia Nacional Francesa. Entre as inúmeras particularidades o Palácio abriga o plenário onde as delegações do governo francês realizam suas reuniões e assembléias além de uma maravilhosa biblioteca e salões lindíssimos.

Naquela visita no Salão de festas, havia uma orquestra de câmara tocando lindamente e eu não resisti! “Saquei” meu pano vermelho e dancei levantando mais um altar! Foi tão rápido! Aquela música e aquele espaço eram um convite irresistível!!! Dancei me deleitando até a musica terminar quando um homem do grupo de segurança se aproximou de mim e muito educadamente disse: Mademoiselle, hoje na programação é só música…

E os altares foram levantados! E é no mínimo muito significativo ter realizado os altares nesses locais que simbolizam e abrigam o poder e as tomadas de decisões mais importantes da França e que precisamente influenciam todo o mundo em que vivemos hoje.

IMG_4487

Quem filmou o trabalho foi Dulce Diniz minha cunhada e a trilha sonora tem o som ambiente. No Hôtel Matignon  temos o burburinho das pessoas próximas e ao longe o barulho de carros. Na Assemblée Nationale, a música tocada pela Orquestra de Câmara ao vivo no local. Infelizmente não consegui saber se era um grupo musical com um nome específico.

Até a próxima seguindo em frente em andanças!!

Abração!!!

IMG_4466

Isabel Coimbra


[1]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s