Home

20120922_161611

MISSÃO FRANÇA

CHÂTEAU LAFFITTE

O Castelo Laffite (Château Lafitte) é uma obra de François Mansart construido no Século XVII de 1630 a 1651. É um exemplo da arquitetura barroca francesa e ao mesmo tempo uma referência histórica para a arquitetura francesa.

O Chateau está localizado no subúrbio de Paris em Yvelines na Île de France conhecido como Maisons-Laffitte. O lugar é lindo e repleto de casas muito charmosas.

O Chateau Laffitte tem muita história e foi freqüentado por muitas pessoas ilustres. Tanto o rei Luiz XIV como o Rei Luiz XVI cada um em sua época tinham até um quarto especial para eles e todos os aparatos necessários para acomodar inclusive sua comitiva quando estes se hospedavam no castelo.

Ao longo dos anos o Castelo foi passando pelas mãos de vários proprietários importantes que iam dando seu toque na decoração e utilização dos cômodos da propriedade.

Em 1798 foi confiscado pela Revolução Francesa sendo utilizado pelas forças armadas. Em 1818 foi comprado pelo banqueiro Jacques Laffitte que fez muitas melhorias ao construir estábulos e investir  no aprimoramento nos jardins e parques adjacentes. Isto influenciou muito na cultura local e nas características urbanas da localidade.

Em 1905, o château foi salvo de ser demolido e foi classificado como monumento histórico em 1914.No seu interior ainda ha algumas das obras de artes dos tempos áureos, mas muito do que tinha no castelo hoje está nos museus do Louvre e outros.

Naquele sábado acordei animada e feliz! A convite da Gláucia (uma amiga da UFMG), que estava em Paris naquela ocasião nos organizamos para ir ao Castelo pela manhã. Ao entrar no castelo senti um impacto muito especial pela beleza e claridade do lugar. As paredes claras e o piso de lajotas de pedras brancas entremeadas de pedras negras eram como um grande tabuleiro. Aquele espaço vazio de móveis e cheios de historias foi um convite irrecusável para o “Dança na Mochila”. Coincidentemente naquele instante recebi um telefonema com uma resposta positiva sobre um apartamento que eu estava sondando para alugar em Paris! Foi incontrolável!

DSC02027

Ajoelhei-me, depositei a mochila no chão, fui retirando o tecido vermelho da mochila e a dança foi brotando, brotando e ao mesmo tempo em que eu levantava o altar de adoração também  me derramava no altar cheia de gratidão em meu coração por tudo que eu vinha vivendo naquelas últimas semanas em Paris.

O Castelo todo era um convite para a dança!!! Assim onde foi possível dentro de fora do Castelo eu aproveitei! A sala e o quarto Real, corredores, escadarias e o jardim, foram cenários e palco de uma das experiências mais indescritíveis vividas no Projeto Missão França do dança na Mochila.

20120922_144528(0)

As imagens foram registradas pela Dulce Diniz e a trilha sonora são as vozes da Ivy, da Iasmin e de outras pessoas que estavam visitando o castelo.

http://youtu.be/j-nLEOvekUI

Foi maravilhoso! Foi profético!

Abaixo a pesquisa para videodança do Projeto Dança na Mochil com a edição da Isa Sara Rêgo.

http://www.youtube.com/watch?v=8uZmqZp2vkM&feature=youtu.be

Até a próxima!

IMG_4494

Em andanças…

Isabel Coimbra

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s