Home

 MISSAO FRANÇA – MUSÉE DES ARTS DECORATIFS 

20121018_120953

Le Musée des Arts Décoratifs traz em sua estrutura e proposta um percurso cronológico de uma vasta colecção de artes decorativas a partir da Idade Média até os dias de hoje, organizados por uma área de 9.000 metros quadrados, com cerca de 6.000 itens em exposição.

Além de suas coleções habituais, o museu tem sete outros espaços de exposição: uma galeria de estudo temático; uma galeria de jóias; uma galeria de brinquedo; uma galeria contemporânea e o Jean Dubuffet galeria; além do salão de 1900 e os boiseries Salon com a sua colecção de madeira. Para o andar térreo-nave, estao destinadas as exposições temporárias.

A visita a esse museu foi recomendada por minha orientadora francesa Anne Hènault. Agendei essa visita para uma quarta feira a tarde com minha amiga Daniervelin também doutoranda-sanduiche em Paris, mas nunca imaginei que nesse lugar eu seria impelida para o Dança na Mochila. Como  minha máquina de filmar havia estragado nem saí com meu costumeiro tecido vermelho.

Quase no final da visita ao entrarmos na ala da Exposição French Touch – Graphisme Vídeo Electro, tinha uma instalação com som e luz de discoteca e tocava música eletrônica.  O espaço estava perfeito e a atmosfera era um convite irrecusável quando senti aquela “comichão” da Dança na Mochila. Eu não tinha o tecido vermelho mas minha bolsa era na cor VERMELHA um dos ícones da Missão França! E meu celular podia filmar! Não deu outra: me lancei e levantei mais um altar!

O ambiente era de pouca luz e preparado para uma instalação de iluminação e vídeo especifica para a exposição. Como gravei com o celular e sem recurso de flash o movimento da dança ficou registrado em vulto até uma parte do vídeo quando eu me desloco em direção ao letreiro em projeção com o titulo da exposição e eu tento interagir com as projeções e a imagem melhora um pouco.

20121018_124630

Mesmo a filmagem ficando escura, resolvi aproveitar como dado de pesquisa e publicar o vídeo, pois tudo foi muito significativo. A batida tecno-computadorizada; o rítmo que marcava como um relógio cada movimento; aquele ambiente inebriante; o lugar-museu com sua memória histórica de arte decorativa desaguando no contemporâneo e ainda o vermelho-sangue marcado numa “bolsa”! Uau! Tem muito sentido incrustado e exalando pelas formas!

A Daniervelin filmou e a trilha sonora deste vídeo era a música que tocava no ambiente da exposição, mas precisei substituir por causa de direitos autorais reinvidicados. Mais uma vez aceitei uma das sugestõe do youtube e escolhi a musica eletrônica  Clappy de Rob Simonsen que tem a mesma batida da primeira.

 

Continuo em andanças!!!

 

Isabel Coimbra

 

 

Um pensamento em “Musée Arts Décoratifs

  1. Tia, até agora esse é meu vídeo predileto! Super contemporâneo e a mensagem do conceito “Dança na mochila” foi muito bem transmitida. A música eletrônica de fundo combinou demais com o cenário. Adorei a sua espontaneidade e interação com a câmera. Arrasou! Lina

Deixe um comentário

