Home

MISSÃO FRANÇA CHAMP DE MARS

tour-eiffel-champs-de-mars[1]

Champ de Mars é uma das maiores áreas verdes em Paris, localizada no sétimo arrondissement entre a Torre Eiffel e a Escola Militar.

No século XVI, a paisagem desta vasta esplanada era basicamente ocupada por vinhedos e pomares. No século XVIII, o exército francês o utilizava como campo de treinamento e aplicação da Escola Militar, devido à sua grande extensão, que poderia abrigar facilmente dez mil homens prontos para o combate como também grandes comemorações. Foi palco de acontecimentos marcantes na vida pasisiense e na vida dos franceses.

images[1]

Em 1889, na extremindade oposta à Escola Militar, foi concluída a construção da Torre Eiffel que se tornou um ícone mundial de Paris e da própria França. É uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel é uma obra de ferro em art noveau considerada o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889. A torre possui 324 metros de altura e nos últimos anos ganhou uma iluminação especial de pisca-pisca que a coloca em evidência durante toda a noite para toda Paris.

Para minha felicidade eu moro nas proximidades da Torre Eiffel e sempre que posso vou passear por suas imediações. A Dança na Mochila aconteceu neste cenário em duas dessas oportunidades. A primeira em um domingo pela manhã e outra numa quinta-feira a noite. Em ambas, eu caminhava pelo jardim com minha mãe e minhas filhas de 7 anos quando senti o “comichão”.

20121209_164325(0)

Na primeira vez, os gramados estavam fechados para pisar e as pessoas andavam despreocupadamente entre os cercados tirando fotos e conversando. Era marcante a presença de famílias locais passeando como eu. Foram minhas filhas pequenas que filmaram as performances. Iasmin no celular, a Ivy na minha câmera. Havia tanta distração que a Ivy e a Iasmin mal conseguiram focar as imagens. Elas estavam felizes e cantarolavam fazendo a “trilha sonora” da filmagem. A interação com as pessoas foi muito interessante. A troca de olhares e até de certa maneira uma “ajuda”, quando o vento lançou o tecido no chão e um transeunte o pegou e entregou para mim.
Uma semana mais tarde durante a noite passeando novamente com elas no mesmo local, fiz a segunda parte deste video. A Torre Eiffle iluminada foi um convite irresistível!

Nas duas ocasiões fazia muito frio e ventava com fartura! Ivy e Iasmin novamente como câmeras! Embora a filmagem do segundo momento tenha ficado escura optei por reunir os dois momentos no mesmo vídeo pelo sentido do conteúdo, por fazerem parte do mesmo espaço, tema, oportunidade, motivação e emoção!

Em andanças…

Isabel Coimbra

Anúncios

2 pensamentos em “Champ de Mars

  1. Isabel, tremendo este projeto!
    Creio que cada altar que vc esta erguendo, é um local conquistado através da dança!

  2. Dois símbolos marcantes:a torre ao fundo e o sangue…símbolo incomparável de vida e salvação.
    A vozinha das meninas ao fundo ficou sui generis.
    Amei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s