Home

ARC DE TRIOMPH DU CARROUCEL

S0045006

Arc de Triomph du Carroucel é um monumento construído em homenagem ao grande exército de Napoleão Bonaparte. Está localizado diante do Louvre, sobre a esplanada que precedia a ala do Palácio das Tuillerias antes que esse fosse queimado, em 1871 celebrando a vitória da Batalha de Austerlitz.

Este Arco está instalado no maior eixo que atravessa Paris de este a oeste Neste eixo também  chamado de Eixo Histórico está  interligado numa linha simétrica  o Palácio do Louvre com suas piramides, o Arco do Triunfo du Carrocel, o jardim das Tuileries, o obelisco da praça da Concórdia, a avenida Champs-Elysees, o Arco do Triunfo da Praça Charle de Gaule e finalmente ao final da Avenida das Armas o Grande Arco La Defense.

S0055008

Era um domingo pela manhã e estávamos nos despedindo de nossos amigos Gláucia e Ricardo que estavam em Paris e passeávamos saboreando cada minuto juntos presenteados por uma manhã fria mas muito linda.

Havia muita gente! Cruzávamos com gente de toda língua e Nação! Descemos no metrô na Praça da Concórdia e seguimos pelo Jardim das Tuillerias. Ao passar pelo arco do Triunfo do Carrocel  senti o impulso para a Dança.

Fiquei observando o Arco, os prédios, a pirâmide do Louvre, as pessoas, o ir e o vir de todos, o céu e pensei: Meu Deus quanta coisa aconteceu e acontece neste lugar até hoje! Estendi meus olhos pelo eixo histórico e pude ver ao longe o obelisco que hoje marca a Praça da Concórdia.

Dancei até que de repente me vi  me misturando no meio de um grupo de jovens que vinha passando por baixo do arco em direção ao Louvre. Que sensação incrível eu senti! Era como se o novo viesse em minha direção, passando por mim e sinalizando o renovo de tudo! O tempo passa, as pessoas passam, a historia se renova…. e que marca nós deixamos nisso tudo? Que tipo de interferência ou contribuição cada um de nós tem deixado na história. Que tipo de triunfo temos almejado e alcançado nessa vida?

Embalada em meus pensamentos continuei a caminhar pelo jardim das Tuillerias em direção á Praça da Concórdia com o objetivo de dançar ali também.

S0105029

A Ivy e a Iasmin se envolveram e me seguiam alegremente. Ricardo ia fotografando e a Gláucia filmando!

Que experiência! Que domingo!

Saudades da minha família e dos meus amigos…

Em andanças

S0395089Isabel Coimbra

2 pensamentos em “Arc de Triomph du Carroucel

  1. Beeeeeeel abençoada, vamos dar início ao “dança na mochila” rio rs
    q o sangue d Jesus nos cubra.
    bj saudades Tati, Rio de Janeiro

Deixe um comentário

