Home

MÉTRO : STATION BELLEVILLE

IMG_4889

Belleville está situada no 20º arrondissement , por isso está afastada do centro parisiense. Historicamente, era um bairro de classe operária parisiense. Na revolução de 1848 seus moradores desempenharam um papel importante no estabelecimento da república francesa através de suas ações incisivas no confronto com as forças armadas do regime vigente. Em 1871, os moradores mais uma vez foram alguns dos mais fortes apoiadores da Comuna de Paris, ocasião quando o exército de Versailles foi enviado para reconquistar a cidade. Em maio deste mesmo ano, o regime enfrentou uma das maiores resistências populares e uma luta de rua sangrenta teve sua última barricada na  rue Ramponeau em Belleville.

Durante a primeira metade do século 20, muitos imigrantes estabeleceram-se ali: judeus alemães fugindo do Terceiro Reich em 1933, e os espanhóis em 1939. Muitos argelinos e os judeus da Tunísia chegaram na década de 1960. Neste pedacinho de Paris está também uma das maiores congregações da Igreja Reformada da França:  l’Église Réformée de Belleville.

DSCF1358_Paris_belleville_rubyroubakou_main

Excluída do grande redesenho de Paris promovido pelo Barão de Haussmann, há uma diversidade cultural e uma arquitetura diferenciada um pouco diferente do resto da cidade. A língua francesa se mistura aos dialetos. As placas em francês de bistrôs, bares de vinhos e boulangeries se intercalam a letreiros de varias línguas (principalmente o chinês),  balcões de sushi, boucheries muçulmanas, restaurantes tunisianos, argelinos, marroquinos, etíopes e outros. Prateleiras de livros se revezam com vitrines de tecidos que envolvem rostos e corpos africanos, indianos, árabes. Sua comunidade chinesa é uma das maiores de Paris.

A rue de Belleville é o epicentro deste ponto borbulhante, onde a mais importante atração turística é o cemitério Père-Lachaise que, apesar de guardar túmulos famosos como os de Chopin, Oscar Wilde, Marcel Proust, Honoré de Balzac, Jim Morrison e o Edith Piaf.

O acesso principal para Belleville e toda Paris é o Métropolitain de Paris mais conhecido como metrô, que serve a cidade pontualmente. É uma grande teia subterrânea que proporciona à população um transporte rápido e livre de engarrafamentos típicos. A estação do metrô em Belleville está bem no meio desse burburinho. E foi aqui nessa estação que aconteceu mais uma dança na mochila.

Desde que cheguei a Paris meu coração fervilhava por dançar dentro do Metrô, mas em qual estação? Pensava nas estações dos lugares onde morei, da região da Sorbonne e outros lugares por onde andei. Vi estações de todos os jeitos, “cheiros” e a pergunta permanecia, em qual delas! Um dia conversando com a Giovana Zimermann numa das reuniões da APEB-FR ela me sugeriu Belleville e me disse entre outras coisas que lá é considerado o maior ponto de prostituição chinesa de Paris. Meu coração aqueceu por este lugar e numa quarta-feira num final de tarde, diferente da maioria das inserções da Dança na Mochila, eu sai com um objetivo bem especifico: a estação do Métropolitain de Belleville.

Mas onde? A estação é enorme!!!! Desci do trem da linha 11 e comecei a caminhar subindo e descendo escadas. Quando cheguei na parada da linha 2 senti o impulso para a Dança.

A interação foi incrível, das mais fortes, pois as pessoas estavam bem próximas e eu pude interagir com os olhares e com a presença. Dancei também, dentro do trem…

 

IMG_4951

A filmagem foi feita pela Nayane Coimbra e as fotografias pela Cris Silveira. A trilha sonora são as vozes das pessoas e o ruído dos trens… Foi muito marcante para mim…

Em andanças..

Isabel Coimbra

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s