Home

DANÇA NA MOCHILA – MISSÃO FRANÇA: VOILE DANSANT

5_3 - 60X80 PONTE#97A8

A Dança na Mochila – Missão França é um projeto organizado para espaços públicos e o trabalho foi desenvolvido entre agosto de 2012 a junho de 2013 em andanças por Paris e outras cidades francesas. Neste percurso, as ocupações dos cenários urbanos aconteceram através da presença do corpo, numa escuta das possíveis pulsações/inspirações/orações em movimento que ocorreram durante as associações com os espaços-tempo.

IMG_4889

A intervenção da Dança na Mochila – Missão França teve como ponto de partida uma análise semiótica de Le Sacre du Printemps de Vlaslav Niginsky (1913) e Pina Bausch (1984). Foi uma ação plástica de ocupação do espaço e do tempo, pela dança e por um tecido vermelho, que surgiu pigmentando a paisagem, produzindo textos poéticos em que o sangue, a morte e a vida se fundiram em sentidos.

S0324111

Cada intervenção de dança foi registrada e fotografia e compartilhada na internet (Blog e YouTube),  após um processo de contextualização do espaço ocupado, das fotos e dos vídeos. Somam-se mais 36 vídeos disponibilizados no canal Isabel Coimbra, que possuem um caráter de registro da pesquisa.

Para finalização do Projeto, foi organizada uma Instalação de fotografia e videodança intitulada Voile Dansant: États d’Esprit que aconteceu na Galeria Pavê d’Orsay em Paris no dia 20 de junho de 2013. Para essa instalação os vídeos foram categorizados entre ambientes externos, ambiente internos e uma pesquisa para vídeodança em que trabalhamos a fusão dos dois ambientes.  As fotos foram organizadas e adaptadas para o espaço entre os temas: Identidade (vinhas de Epernay); Monumentos; Espaços da cidade; Castelos; e Jardins (Sagração da Primavera).

Nesse processo de pesquisa contei com a valiosa colaboração de algumas pessoas singulares. Laura Jane e Isa Sara que somaram desde o principio na discussão reflexão e pulsação a cada inserção, registro e na edição final dos vídeos. Nas filmagens e fotografias contei com a colaboração de uma equipe maravilhosa: Eustáquio Diniz, Ivy, Iasmin, Isa, Iana e Iara Coimbra, Clery Coimbra,  Frederico Fraga, Ricardo Silva, Gláucia Freire, Dulce Diniz, Daniervelin Pereira, Dalila Faleiro, Eliane Lima, Leandro Cardoso, Cris Silveira e Nayane Coimbra. No tratamento das fotografias, Cris Silveira e Iana Coimbra. Na correção dos textos em francês a Audrey Laurents, que foi mais do que uma colaboradora, ela somou na reflexão e na condução de todo o processo. A vocês amada família e queridos amigos meu muito obrigada!!!

Também sou extremamente grata à Ana Fricke Matte, querida orientadora que me recebeu e agora me ajuda a soprar “bolhas de sabão semióticas”. À querida Gláucia Lara que me incentivou a investir no estágio doutoral e na bolsa de estudos na França. À Anne Hénault pela acolhida nos Seminários de Semiótica na Maison de la Recherche – Sorbonne em Paris.

Enfim, a todos que direta ou indiretamente sonharam comigo, participaram, somaram e possibilitaram a realização deste projeto, meu carinho e meus sinceros agradecimentos!

Mas isso não é um final. Durante as discussões para edição e finalização dos registros chegamos à conclusão que os vídeos caminhavam para um filme em curta metragem. Dessas experiências mais um sonho e uma linha de pesquisa brotou: dança e cinema. Voile Dansant não é apenas um “resultado” dessas experiências é o inicio de um novo tempo, novas pesquisas e de novas andanças…

Isabel Coimbra

S0115031

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s