Home

danca na mochila

A Dança na Mochila – Missão França é um sub-projeto de um Projeto maior que reúne outros subprojetos. Cada Subprojeto da Dança na Mochila leva o nome do país, cidade ou localidade em que o trabalho acontece. Das fotografias ou filmagens é montado um vídeo-clip que posteriormente é publicado na internet.

O Dança na Mochila consiste em uma dança livre – sem um estilo pré-definido, ou de um roteiro rígido e predeterminado em interação com um espaço “local” marcado pelo momento. A dança acontece durante “caminhadas” ou passagens por lugares públicos, ruas, avenidas, praças, metrôs, parques, monumentos, templos e edificações várias. Nos percursos, onde surgir o “impulso” a dança acontece. São ações que dispensam liberação de prefeitura ou órgão público por serem curtas “espontâneas e informais”.

A Dança na Mochila faz parte da Linha de Pesquisa Dança Linguagem e Tecnologia do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança – CNPQ, de minhas atividades no Grupo Experimental Dança1 e do Grupo Texto Livre da Pós-Lin – UFMG.

O Dança na Mochila-Missão França faz parte do meu Doutorado Sanduíche em desenvolvimento na Sorbonne – Paris IV na França entre agosto de 2012 e julho de 2013. São flashes de danças inspiradas em Sagração da Primavera de Pina Bausch (1980) publicada no Youtube. Após análise e categorização da obra, sob a luz da Semiótica Francesa de Greimas, as danças são realizadas de maneira aleatória, ou seja, surgiu a oportunidade acontece a dança. Os clipes são organizados por trabalhos desenvolvidos semanalmente.

O objetivo geral do Dança na Mochila-Missão França é levantar um corpus significativo para minha pesquisa de doutorado na linha Linguagem e Tecnologia da área da Linguística tendo em vista a compreensão dinâmica do significado da dança e seu impacto no enunciatário do texto-dança no ciberespaço.

Bem Vindos!!

Boas Danças!!!

Isabel Coimbra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s