Home

DANÇA NA MOCHILA : o que é mesmo?

Isabel Coimbra

 O Dança na Mochila é um projeto que nasceu numa experiência que tive nas ruas de Jerusalém em Israel numa viagem realizada no mês de outubro do ano de 2007.

Naquela ocasião numa experiência única tive a oportunidade de rever meus conceitos sobre o espaço e o tempo da dança, pois fui muitas vezes impelida a dançar pelas ruas e em locais muito especiais carregados de sentidos. Interagi com esses espaços e em algumas vezes com as pessoas nestes locais. Sem equipamento de som, luz, holofote, parafernália, ou uma composição coreográfica definida. São performances rápidas (máximo de 8 minutos) que a princípio serão gravadas em fotos e/ou vídeo.

É uma Dança livre de um estilo pré-definido ou de um roteiro rígido e predeterminado. É uma dança movida pelo impulso da minha experiência pessoal e espiritual com Deus e seu Espírito Santo e em contato com um espaço e um tempo “local” marcado pelo momento.

Em outras palavras, a ideia é caminhar por lugares públicos, ruas, avenidas, praças, metrôs,parques, monumentos, templos  e edificações varias, com um cronograma e um itinerário previsto e onde surgir o impulso para a dança a mesma acontece. Algo que não precise de liberação de prefeitura ou órgão público por ser  curto “espontâneo e informal”.

Ao voltar para o Brasil, fiquei a refletir sobre o impacto que essas experiências tiveram sobre mim, meu corpo, o expectador e a dança que passou a “exalar” de mim. Comecei a ansiar pela mesma experiência em outros espaços!

Desde então a Dança na Mochila faz parte da Linha de Pesquisa Dança Linguagem e Tecnologia do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança – CNPQ, de minhas atividades no Grupo Experimental Dança1 e desde de 2010 é um projeto parceiro do Grupo de Pesquisa Semiotec e da Revista Texto Livre.

Cada Projeto da Dança na Mochila leva o nome do local ou cidade em que o trabalho acontece. Das imagens capturadas de fotografia ou filme é montado um vídeo-clip que posteriormente é publicado na internet.

O objetivo geral do Dança na Mochila é levantar um corpus significativo para  pesquisas na área da dança, da linguagem e da Cultura Livre tendo em vista a compreensão dinâmica da percurso gerador de sentido e de seu impacto no enunciatário do texto em dança em cena seja ao vivo, seja na tela do computador.

Bem Vindos!!

Boas Danças!!!

.

Anúncios

Um pensamento em “DANÇA NA MOCHILA o que é mesmo?

  1. Isabel..que profundo..que além…sempre imaginei que a dança era algo mais…e é isso mesmo..mas só posso falar isso, pq nem sei explicar como vejo a dança…é algo a mais e uma conversa…
    Vi esse vídeo e só conseguia lembrar dança na Mochila..é um grupo que faz uma dança que se completa um no outro a ponto de montar imagens que faz com que nossa mente entenda o que eles querem passar… podendo ver até mesmo sem música e conseguindo entender..essa linguagem dançante..desculpe sou bem leiga no assunto..escrevi o que eu realmente, sinto, vejo e me contagio..
    Deus abençoe sempre!
    Avante!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s